Levanta-te, Senhor; não prevaleça o homem...

 "Levanta-te, Senhor; não prevaleça o homem..." (Salmos 9:19a).

 

            Quando observamos o caos pelo qual passam as nações nos perguntamos: onde está Deus que não vê tantos desmandos acontecendo nos quatro cantos do mundo? Seria possível um Deus que a Bíblia revela como misericordioso, benigno, compassivo e amoroso permitir que tragédias horríveis continuem a assolar as nações? Como homens ímpios governam durante décadas e parece que saem ilesos de todos os males que cometeram? Como admitir que uma criança que chora a falta dos seus pais porque foram mortos em uma guerra, esteja dentro dos planos do criador do universo? Como conceber que um tirano continue no poder massacrando o seu povo? Não há limites para o corrupto que saqueia o seu povo? São centenas de perguntas como essas que têm nos assolado ao longo dos séculos em todas as nações da terra. Queremos que as coisas aconteçam depressa e dentro do nosso tempo. Não admitimos que uma injustiça permaneça nem mais por um segundo diante dos nossos olhos. Só nos satisfazemos com a justiça imediata.

            Quando nos deparamos com texto como o que está em destaque, ficamos sem entender muitas coisas. E a grande verdade é que realmente não conseguimos enxergar o que Deus planeja para o futuro. Achamos que aquilo que decidimos como urgente e bom deve acontecer imediatamente. Não admitimos, sob nenhuma hipótese, postergar para amanhã, mês que vem, ano que vem, a tomada de decisão em relação a uma situação de injustiça que está diante dos nossos olhos. Não engolimos o deixar para depois. Queremos agora, hoje, neste instante.

            Para o salmista, existe apenas uma atitude que delimita o cessar da demonstração de poderio do ser humano. Basta que o Senhor se levante para que o homem não prevaleça. Isso significa que para Deus não importa se é o presidente da nação mais poderosa da terra, se é um rei, um imperador, um ditador ou um magnata qualquer... Basta que Ele se levante. Dê uma olhadinha na história da humanidade e procure pelos homens que se diziam ser os mais temidos da terra. Onde estão eles agora? Que legados deixaram na terra? Milhares deles não são nem lembrados em seus países. Sabe o que aconteceu em um dado momento da história? Deus se levantou e prevaleceu contra esses tiranos e os fez descer ao pó da terra. Colocou-os em seus devidos lugares.

            Se você está apreensivo porque alguém muito poderoso está intimidando você, saiba que essa pessoa só existirá até o exato momento que Deus permitir, pois quando Ele se levantar ninguém poderá prevalecer. Nas mãos do Deus que você serve está o fôlego da vida de todos os seres que vivem sobre a terra. E para esse Deus não existe título, fama, posição social ou reconhecimento. Ele é Deus e ponto final. Clame pelo Senhor e toda a injustiça do homem contra a sua vida terá fim.


Texto: Marcos A L Pereira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog