A Faxina da Alma!

 

Há pessoas que gostam de acumular quinquilharias; objetos velhos que, na maioria das vezes, não servem para mais nada; no carro, em casa ou no escritório. Elas se apegam tanto a itens inúteis que seus lares se transformam em verdadeiros depósitos de lixo. Muitas vezes, o medo de descartar algo surge da sensação de que, em algum momento, o objeto será necessário; por isso, guardam tudo com extremo cuidado.

Sob o ponto de vista espiritual, existem muitos que também acumulam em seu interior "coisas velhas". Esses sentimentos vão se avolumando e ocupando o lugar das novidades que deveriam renascer a cada dia. Moisés alertava o povo de Israel sobre a necessidade de renovar os celeiros para que Deus enviasse novas colheitas: novos frutos, trigo, azeite e vinho. No entanto, não há como Deus enviar o novo se o nosso interior está repleto do que é velho. Atitudes, pensamentos, emoções e desejos arcaicos ocupam espaço e fermentam, impedindo a renovação interior. É impossível lançar fora tudo o que apenas ocupa lugar sem nos tornar pessoas melhores.

Há quem guarde rancor e não esqueça, de forma alguma, o que lhe fizeram há mais de dez anos. Diariamente, a pessoa revive a decepção e faz questão de reavivar suas tragédias. Para termos uma vida saudável, física e espiritualmente, é fundamental descartar o passado. O que você tem guardado? Inveja, rancor, raiva, intolerância ou lembranças decepcionantes? O conselho da Palavra de Deus é claro: “[...] para dar lugar ao novo, tirareis fora o velho” (Levítico 26:10). Você se sentirá mais leve e realizado ao fazer essa limpeza.

Espiritualmente, o adversário tenta nos preencher com negatividade, pecados e impurezas que invadem o coração e tomam o lugar de Deus. Com o tempo, perde-se o espaço para a alegria do Senhor, a vontade de louvá-lo e a comunhão com os irmãos. Muitas pessoas tornam-se descrentes de tudo por estarem infestadas de "entulho espiritual".

Livre-se do velho e renove-se! Muitas vezes, o novo traz o medo do desconhecido, mas, com Deus, a novidade é sempre prenúncio de bênçãos e intimidade. Acumular o passado nos torna pessoas fechadas, ranzinzas e cheias de manias; pior que isso, impede que Deus nos use como Ele deseja. Como experimentaremos o mover de Deus se não há espaço para mais nada?

Não se deixe vencer pelo medo. Quando fomos chamados das trevas para a Sua maravilhosa luz, foi para que nos tornássemos pessoas melhores e cheias do Espírito Santo. Quanto mais nos esvaziamos de nós mesmos e das velhas práticas, mais cheios seremos da presença dEle. Deus não faz reformas; Ele trabalha com transformação. Por isso, para ter mais do Espírito, é necessário esvaziar-se completamente. Encha-se de Deus, renove-se com o que é bom e, como diz a Escritura: “Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem” (Romanos 12:21).

 

Texto: Marcos A L Pereira

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que ainda me falta?

Tu me amas?

Como alcançar o favor de Deus