EU irei com você!

 

A sinceridade de Deus em relação a nós, que somos seus filhos, é impressionante. Em nenhum momento, e em nenhum lugar da Bíblia, você encontrará Deus nos animando com coisas do tipo: “fique tranquilo, a jornada será sempre um mar de rosas”; “não se perturbe, você nunca terá aflições, você não saberá o que é ter problemas”; “todos os teus inimigos serão destruídos antes de se levantarem contra a sua vida, e você sempre navegará em águas calmas e tranquilas”.

Qualquer religião que ensine esse tipo de coisa não passou pelo crivo da Palavra de Deus. Diante das muitas lutas pelas quais as pessoas passam, é muito comum encontrar aqueles que tentam baratear a Palavra do Senhor e fazem isso, principalmente, prometendo coisas que Deus, em nenhum momento, deixou registradas em sua Palavra.

O texto de Jeremias 1:9 começa com uma afirmação que, num primeiro momento, parece um paradoxo. O profeta Jeremias declara: “pelejarão contra ti”. Observe: ele não disse “jamais pelejarão contra ti”. A afirmação de Jeremias é que as pelejas virão; são diárias, persistentes. Ou você acha que o inimigo abre mão facilmente de uma possível presa? Ele irá até as últimas consequências para tentar dizimar, destruir, arruinar, destroçar, reduzir a nada a sua vítima. Por isso, o profeta usa o tempo futuro do presente do indicativo do verbo pelejar: “eles pelejarão”.

Contudo, o versículo não se encerra nessa primeira afirmação; ele continua dizendo: “mas não prevalecerão contra ti”. Ou seja, não existe a promessa de que não haverá peleja, mas há a garantia, da parte do Senhor, de que elas não prevalecerão. É aquela questão: o inimigo sabe que será derrotado; ainda assim, sempre tentará. Quando Jesus foi crucificado, sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, Satanás teve sua derrota plenamente consumada, mas, repito, ele sempre procurará ocasião para iniciar uma peleja.

Ainda assim, é reconfortante saber que o nosso General jamais perdeu uma guerra; quando Ele entra em uma batalha, é para vencer. Por isso, em toda a Bíblia, você o encontrará descrito como o Deus dos deuses e Senhor dos senhores. Nada nem ninguém se compara a Ele.

No entanto, há uma observação importante a ser feita: o inimigo não saboreará vitória contra nós se, e somente se, o Senhor estiver conosco. Essa é a condição para sairmos vitoriosos das batalhas. Muitas pessoas acreditam que, pelo simples fato de lerem passagens como a do profeta Jeremias, já estão aptas a vencer. Espere um pouco. Antes de avançar, faça a seguinte pergunta: o Senhor está comigo neste negócio? Se a resposta for negativa, volte e prepare-se melhor.

A garantia da vitória é para aquele a quem o Senhor acompanha, com quem Ele caminha, “porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar” (Jeremias 1:19). Há muita gente despreparada colocando a culpa do próprio fracasso em Deus. Então o Senhor questiona: “Eu estava com você nessa empreitada? Você tem certeza disso?”.

Sempre que Deus chamava alguém para uma missão importante, uma das primeiras promessas que Ele fazia era: “Eu irei com você”. Aquele que sai por conta própria terá de se virar sozinho no campo de batalha. O Senhor deseja estar conosco, batalhar as nossas batalhas, guerrear as nossas guerras, mas é necessário convidá-lo para seguir conosco. Não se aventure a sair sozinho; certamente você não conseguirá vencer as artimanhas do inimigo.

Enfim, quais batalhas você está enfrentando neste exato momento? E, mais importante: você já convidou o Senhor para pelejar com você? É evidente que Deus conhece tudo o que se passa conosco, mas Ele espera, primeiro, o convite. Ele só entra quando a porta se abre.

 

Texto: Marcos A L Pereira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que ainda me falta?

Tu me amas?

Como alcançar o favor de Deus