Lugares altos

 

A narrativa registrada em Mateus 4:1-11 é uma das mais enigmáticas de todos os evangelhos. Nela, vemos que Jesus, após ser batizado por João Batista, foi levado ao deserto para ser tentado pelo diabo. Em outras palavras, Jesus foi confrontado com as mazelas próprias da natureza humana. Essas fraquezas são analisadas em seus detalhes mais sórdidos pelo inimigo de nossas almas, para que sejam usadas como armas contra nós.

Entretanto, o que nos interessa em particular são as expressões que aparecem nos versículos 5 e 8: “Então o diabo o transportou à cidade santa e o colocou sobre o pináculo do templo [...]” e “Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto [...]”. Por que Satanás colocou Jesus nos lugares mais altos? Primeiramente, para que Ele tivesse uma visão do todo. E, invariavelmente, essa tem sido a motivação de milhares de pessoas ao longo do tempo. Não importa qual atalho precisem tomar ou sobre quem precisem passar: o importante é alcançar o topo para obter as melhores oportunidades e ter a melhor visão.

Em segundo lugar, embora pareça controverso, o diabo, ao tentar levar Jesus ao alto, pretendia atentar contra a sua vida. No pináculo do templo, Satanás sugeriu que Jesus se lançasse dali abaixo, pois, segundo seus cálculos e as próprias afirmações encontradas na Palavra, e chanceladas pelo próprio Deus, os anjos O amparariam antes que tocasse o chão. Já no caso do monte mais elevado, o inimigo queria encher os olhos de Jesus com as riquezas e glórias desta terra. Ou seja, o propósito era somente um, matar Jesus: seja por meio do suicídio, seja pela rendição total ao reino das trevas, o que representaria a Sua morte espiritual.

Enfim, os convites do diabo sempre estarão permeados de intenções que conduzem à morte. Como bem pontua o evangelho de João 10:10: “O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir [...]”. Antes de aceitar qualquer proposta que se apresente diante de você, analise quem é o seu autor, mesmo que, à primeira vista, tudo pareça favorável.

 

Texto: Marcos A L Pereira

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