O tesouro que vale a pena

 

O objetivo das parábolas é tomar como exemplo algo presente no dia a dia das pessoas para revelar verdades eternas, imprescindíveis para quem deseja fazer parte do reino de Deus. No texto de Mateus 13:44, Jesus proferiu a seguinte parábola: “Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.” Interessante que essa parábola curta só aparece no evangelho de Mateus e transmite de forma direta e assertiva qual era a finalidade de Jesus ao proferir tal mensagem.

A questão central dessa parábola é a seguinte: o que você faria se encontrasse algo muito valioso em um campo que não é seu? Sairia alardeando pela cidade contando para todos os amigos e conhecidos, ou procuraria achar uma maneira de adquirir aquele campo em segredo? Invariavelmente, a maioria de nós tentaria comprar aquele terreno, fazenda ou sítio para desfrutar do tesouro ali escondido.

Ao longo dos séculos, o homem sempre se fascinou pelas histórias de piratas que saíam e enfrentavam mares revoltos com um único objetivo: encontrar ilhas desertas com tesouros enterrados. Não poucas vezes, esses piratas tiveram que enfrentar monstros e inimigos apavorantes para chegar a esses tesouros. E o evangelho de Mateus nos coloca diante de um tesouro. E que tesouro é este? A resposta está no início da parábola: o reino dos céus.

O reino dos céus se configura como um tesouro porque, dentre outras coisas, ele personifica, traz até nós a presença de Deus por meio do Espírito Santo. Há lições incomensuráveis que só se aprende e se aplica no reino dos céus. Ele extravasa a dimensão humana e nos liga ao criador. Por ser tão precioso, para conseguir entrar nele é necessário buscar com diligência.

Por isso, diante da alegria de ter achado um tesouro tão inestimável, é necessário se desvencilhar de tudo que causa embaraço a esse novo achado. Então o que fazer para manter o direito e a propriedade sobre o campo onde está o tesouro? Renunciar tudo o que antes parecia ter valor. Abrir mão de todas as certezas e projetos próprios, e simplesmente preocupar-se apenas com o campo que tem o tesouro.

Onde está o seu tesouro? Se ele for realmente valioso para você, certamente você renunciará a tudo para ficar com este campo e se apropriar da riqueza encontrada.


Texto: Marcos A L Pereira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog