Por que estás ao longe, Senhor?

 

“Por que estás ao longe, SENHOR? Por que te escondes nos tempos de angústia?” (Salmos 10:1).

 

Há situações em que parece que todos nos abandonaram e que estamos sozinhos no barco da vida. Sentimo-nos estrangeiros em nosso próprio ambiente. O desamparo parece uma realidade imutável. As névoas negras encobrem todo o céu, e até onde nossa vista alcança, só se enxerga tempestade, turbulência e morte.

São momentos como esses que nos fazem duvidar da presença e providência do Senhor. Achamos que chegamos ao fundo do poço e que, portanto, não há escapatória para o turbilhão que vivemos. O que traz alívio é que, ao abrirmos a Bíblia, encontramos homens e mulheres profundamente comprometidos com Deus e com a Sua Palavra, que também viveram momentos assim... Chegaram ao seu limite e não conseguiram dar mais um passo sequer.

No versículo em destaque, há duas questões que assombravam o salmista. A primeira é que ele queria entender por que o Senhor estava longe. Parece uma contradição proposital deixada como exemplo para nós, geração do século XXI. Pois a sensação que toma a vida de milhares de pessoas ao redor do mundo é exatamente a mesma: sentir-se longe do Senhor. É como se estivéssemos jogados no universo, no meio do caos, sobrevivendo à própria sorte, sem ninguém que se compadeça.

A segunda questão que inquietava o salmista era por que Deus sumia exatamente nos momentos de maior angústia. Alguns dias atrás, assistia a uma reportagem sobre afogamentos. O bombeiro explicava que um dos motivos que levam uma pessoa a se afogar é o desespero que toma conta no instante em que se começa a afundar. O conselho do bombeiro era manter a calma e boiar. O problema é como manter a calma no meio de um rio profundo, prestes a se afundar. Falando do lado de fora da situação, parece uma atitude fácil, mas somente quem vivencia sabe o que significa estar no meio do perigo. Assim acontece nos momentos de angústia. O próprio salmista não conseguia enxergar o Senhor no meio dessas águas turbulentas. Não é fácil para ninguém perceber o Senhor agindo quando tudo parece estar indo para um desfecho indesejado.

O grande exercício nessas circunstâncias é crer que o Senhor não sumiu e nem se escondeu. Ele continua no Seu trono de glória, tendo sob Seu controle todos os acontecimentos do universo. Ele é o maquinista, e como tal, há a garantia de que nada vai sair dos trilhos e de que, com certeza, chegaremos ao nosso destino.

 

Texto: Marcos A L Pereira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog