Como devemos orar?

 

Uma das orações mais recitadas ao redor do mundo por todos os cristãos é a oração do Pai Nosso, ensinada pelo próprio Jesus em resposta aos discípulos. O aspecto que desejo abordar aqui é especificamente a parte desta prece que diz: "[...] seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu" (Mateus 6:10). A ênfase neste versículo está relacionada diretamente à seguinte questão: quando oramos, qual vontade queremos que prevaleça? Parece que a resposta está clara no versículo citado.

E por que a vontade de Deus deve sempre prevalecer? Porque Ele conhece o nosso futuro. Nós conhecemos apenas o que já passou e, no máximo, o que estamos vivendo neste exato momento. Uma descrição muito esclarecedora desse entendimento pode ser encontrada no Salmo 139. Deus conhece tudo: nosso levantar, nosso deitar, as palavras que ainda sairão da nossa boca e até mesmo nossos pensamentos. É por isso que Ele é Deus.

A Bíblia está repleta de exemplos de homens e mulheres que oraram para que certas situações fossem mudadas, mas apesar de serem sinceros e fiéis em seus pedidos, nada aconteceu. Um dos exemplos mais impactantes é o próprio Jesus no Jardim do Getsêmani. A situação era tão extrema que Jesus suava gotas de sangue. Mesmo assim, sua oração foi: "Aba, Pai, tudo te é possível; afasta de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, mas sim o que tu queres" (Marcos 14:36). Todos nós conhecemos o desfecho dessa história.

Portanto, confie em Deus. A promessa permanece: "Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro" (Jeremias 29:11). Se você ainda não compreende a resposta de Deus, peça discernimento e sabedoria ao Espírito Santo.

 

Texto: Marcos A. L. Pereira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog